3 lições que aprendi como Presidente de um Rotary Club

Por Quentin Wodon, ex-presidente do Rotary Club de Capitol Hill, Washington, DC, EUA

Todos os anos, 35 mil novos presidentes retomam as rédeas para orientar os seus Rotary Clubs. Tendo completado recentemente um ano como presidente, pensei que seria benéfico partilhar três lições que aprendi com a experiência.

1. Priorizar

A menos que seja membro de um grande clube, provavelmente é melhor concentrar a energia do seu clube em apenas um objetivo principal a cada ano, ao contrário de tentar alcançar muitos objetivos diferentes. Um ano passa rapidamente. Ao tentar alcançar muitos objetivos, pode acabar por não conseguir atingir nenhum muito bem.

A nossa principal prioridade foi reconstruir a nossa associação. Após muitos anos de declínio, iniciamos o ano oficialmente com 18 membros. Na prática, tivemos no máximo 15, porque dois mudaram de cidade durante o verão e o outro tivemos que terminar. Destes 15, apenas cerca de metade estavam totalmente envolvidos. Graças a algumas iniciativas que escrevi num e-book gratuito, e um pouco de sorte, acabamos com 40 membros. Em algumas áreas, alcançamos o nosso objetivo. Noutras, ainda temos um longo caminho a percorrer. Mas o que ajudou foi que tínhamos apenas um objetivo estratégico principal.

2. Invista na sua comunidade local

Muitos clubes estão envolvidos em projetos de serviços locais e internacionais. Trabalho no desenvolvimento internacional, por isso é importante para mim que o Rotary implemente projetos em países em desenvolvimento. No entanto, também é claro para mim que o que sustenta a maioria dos clubes é o serviço local, e não projetos internacionais. Os projetos internacionais geralmente envolvem apenas alguns membros dedicados, enquanto projetos locais provavelmente envolvem muitos membros e atraem pessoas que são mais propensas a ser membros.

3. Sirva os seus membros

Às vezes, há um pouco de debate entre o Rotary sobre se somos uma organização de membros ou uma organização de serviços. Parece-me que o Rotary é, por natureza, uma organização de membros em primeiro lugar. Sem uma adesão forte, os rotários não conseguem alcançar tanto no seu trabalho de serviço.

Os clubes precisam responder às necessidades e preferências dos seus membros. Isso pode significar um foco mais forte no serviço em alguns clubes. Mas isso pode significar em outros clubes outra coisa, como atrair grandes oradores. Os clubes precisam de se envolver no trabalho de serviço. Este é um imperativo, e eu não seria um rotários se não fosse esse o caso. A minha própria prioridade no Rotary é envolver-me no trabalho de serviço.

Mas nem todos os rotários têm as mesmas prioridades, e as prioridades podem mudar dependendo da fase da própria vida de cada um. Existem várias maneiras de contribuir, e todas devem ser celebradas. A diversidade é uma força que os Rotary Clubs podem adotar.