10ª edição do Concurso de Canto Lírico da FRP: Inscrições terminam a 1 de abril

Termina no próximo dia 1 de Abril às 24h00, o prazo para inscrição na 10.ª edição do Concurso de Canto Lírico 2018 da Fundação Rotária Portuguesa (FRP), um dos eventos mais importantes dirigidos a jovens, na área de canto, que se realiza em Portugal.

Segundo os promotores do evento, este ano, «a inscrição deverá ser formalizada, preferencialmente, através do seu preenchimento on-line, com o envio dos documentos solicitados para o endereço concursocantofrp@gmail.com (a ficha de inscrição também pode ser descarregada como ficheiro pdf e preenchida manualmente)».
No entanto, a formalidade da inscrição só é considerada completa quando acompanhada dos seguintes documentos: a) Fotografias do cantor e do pianista com boa resolução (headshot); b) Biografias resumidas do cantor e do pianista (máximo de 100 palavras cada, sob pena de sofrerem corte indiscriminado); c) Cópias do Cartão de Cidadão de cada um dos participantes; d) Gravação áudio de qualidade, requerida para a 1.ª etapa, em ficheiro eletrónico (ou em suporte físico, via postal: cd, dvd, ou usb flash drive); e) Certificado comprovativo de prémio em concurso (apenas na situação de acesso direto à 2.ª etapa).
Para envio postal dos concorrentes deverão usar o endereço:

10.º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
Rua dos Caetanos, 29

Concurso reconhecido de interesse cultural pelo Ministério da Cultura

O concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa, este ano a cumprir a 10.ª edição, realiza-se desde 2007 e tem contemplado dezenas de jovens cantores líricos portugueses.
Ao fim de 11 anos de persistência e empenho o concurso transformou-se «num imprescindível momento de encontro, a nível nacional, para os jovens cantores. É com particular apreço que podemos agora partilhar o fato de, este Concurso ter sido objeto de Reconhecimento de Interesse Cultural, por parte do Ministério da Cultura», refere a organização do evento.
“Não somos, pois, alheios à importância de que se reveste este incentivo para o aperfeiçoamento artístico dos cantores que, em início de carreira, trilham um percurso profissional exigente e extremamente competitivo, onde nem sempre abundam as oportunidades de trabalho, designadamente no nosso país. O intercâmbio de experiências artísticas é fundamental no percurso pré-profissional destes cantores, tornando praticamente inevitável a procura fora do país de programas de aperfeiçoamento artístico e de pós-graduação, a frequência de estúdios de ópera, ou de outros estágios de formação, de maior ou menor duração. Para prossecução destes objetivos, os laureados nesta prova são contemplados com bolsas de estudo, generosamente patrocinadas por entidades convidadas pela Fundação Rotária Portuguesa”, sublinham.

Círculo Richard Wagner e Goethe-Institut Portugal associam-se ao concurso

Nesta 10.ª edição e, à semelhança da realizada em 2016, o Círculo Richard Wagner e o Goethe-Institut Portugal associam-se de novo a este evento, e atribuem duas bolsas de estudo aos «concorrentes que entenderem constituir os seus programas privilegiando a obra de Richard Wagner». Todos os pormenores sobre este aspeto das provas estão no Regulamento.
Para os promotores do concurso as expetativas são as «mais elevadas para esta nova ronda pela expressão mais jovem do canto lírico nacional, continuamente alimentada por novas e excitantes vozes».
Uma palavra de agradecimento às entidades que, partilhando destes objetivos, «nos apoiam através da constituição de cada uma das Bolsas de Estudo. Para os concorrentes em prova, formulamos votos para que sejam bem-sucedidos e que esta edição do Concurso se revele a todos os níveis uma experiência gratificante».
Com a promoção deste concurso, que completa este ano dez edições, a Fundação Rotária Portuguesa sente especial orgulho por incentivar o aperfeiçoamento artístico de jovens cantores portugueses.

Regulamento do concurso, provas, programa e calendário e local das provas, composição do júri e os pressupostos do Prémio Círculo Richard Wagner, podem ser consultados em:

A Comissão de Honra do 10.º Concurso de Canto Lírico da FRP é composta por:

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Professor Doutor António Augusto Aguiar
Presidente do Conservatório Regional de Ponta Delgada
Dr.ª Ana Paula Andrade
Presidente da EBS Tomás de Borba (Angra do Heroísmo)
Dr.º Leandro Viriato de Sousa
Presidente do Rotary Club Lisboa-Estrela