10 sugestões para atrair e manter membros de qualidade

Por Tom Gump, presidente do Rotary Club de Edina Morningside, Minnesota, EUA, e treinador do Distrito 5950

Desde 1 de julho de 2016, o meu Rotary Club recrutou e trouxe 31 novos membros. Onze destes novos membros são mulheres e oito deles têm menos de 40 anos de idade. O clube passou de ser classificado como um clube de tamanho médio, com 68 membros, no nosso Distrito para ser classificado como um “grande” clube de 93 membros em pouco mais de nove meses. Como é que isso aconteceu? Aqui estão as nossas dicas:

1 – Conheça os pontos fortes do seu clube

Se se reunirem de manhã, provavelmente o seu clube será um bom ajuste para um trabalhador que tenha um horário das 9h às 17h. Mas se se reunirem ao meio dia, é mais provável atrair aposentados ou pais de crianças em idade escolar. Se alguém não se encaixa no seu formato, recomende-os a outro clube. Eles não vão esquecer o seu clube e podem recomendar alguém. Deixe que todos os clubes da sua área saibam que estão a procurar membros e eles podem enviar alguns que se adaptem melhor ao seu formato.

2 – Mantenha uma lista de potenciais recrutas

Não importa se é uma lista de papel ou se está guardada na área de trabalho do seu computador – isto faz com que pense sobre certas pessoas e outras que possam ser adequadas ao seu clube.

3 – Faça do recrutamento a prioridade máximo do seu clube

Não pode fazer tudo como presidente do clube e saber isso vai dar-lhe alguma liberdade para se concentrar no mais importante. Ter novos membros – com novas energias – irá ajudá-lo a ter mais pessoas para angariar fundos para a The Rotary Foundation, servir nos comités e convidar mais membros/mais rostos sorridentes para suas reuniões e eventos. Informe os membros do seu clube que esta é a principal prioridade para que todos possam ajudar.

4 – Crie uma carta que enumere todas as coisas boas do seu clube

Liste os membros mais trabalhadores, as vantagens de onde o seu clube se reúne, quantos membros tem, etc. Certifique-se que adapta o e-mail/carta às necessidades de qualquer potencial membro.

5 – Liste possíveis áreas de responsabilidade

Os potenciais membros vão querer saber como podem enquadrar-se e quais as oportunidades que há para servir em projetos.

6 – Seja persistente

Haverá momentos em que é preciso, literalmente, uma dúzia de pedidos para levar alguém a apareceu numa reunião. Continue a perguntar. Eles podem acabar por ir a uma reunião, ou dizer que não podem juntar-se naquele momento porque estão muito ocupados, ou que simplesmente não estão interessados no momento. Todas estas são boas respostas, desde que as acompanhe e mantenha contacto. Quantas vezes tiveram que lhe perguntar? (Foi durante um período de dois anos para mim)

7 – Fale sobre o Rotary onde quer que vá

Na igreja, no templo, no trabalho, em encontros de vizinhos, em encontros familiares, em festas, etc. Ficará surpreso com a facilidade com que o faz depois de  praticar durante algum tempo. Ter muitas respostas negativas construiu a minha confiança porque não custou tanto como esperava e a maioria das pessoas ficou realmente feliz por ter perguntado, mesmo que respondessem negativamente. É sempre um bom momento para recrutar.

8 – Comemore quando conseguir um novo membro

Isso faz com que o clube fique entusiasmado com a obtenção de mais membros. O nosso clube faz um cartaz de cada novo membro, depois de terem sido aceites, e colocamos na frente da sala na reunião seguinte. Fazemos o mesmo quando inserimos um novo membro.

9 – Perceba que não há linha de chegada

Mesmo que o clube já tenha o tamanho que quer, há sempre razões para as pessoas saírem. E novas opiniões beneficiam sempre um clube. Ou está a crescer ou a morrer.

10 – Seja Vibrante

Use um fato de peru antes do Dia de Ação de Graças (apenas pode perder a sua dignidade), use uma corda com muitos pin’s rotários (faz com que as pessoas falem), faça decorações mais atrativas para as suas mesas de reunião (as pessoas vão falar umas com as outras), cumprimente as pessoas do lado de fora do local onde se reúne e segure a porta para elas (permite que as pessoas saibam que se importa).

Estas dicas funcionam realmente. Experimente-as.