VOG Rotary Club de Celorico da Beira

Na sexta-feira, dia 21 de julho, o Governador do Distrito 1970, Alberto Soares Carneiro, fez a Visita Oficial ao Rotary Club de Celorico da Beira. Depois da recepção na Câmara Municipal, com o Vice-presidente José Luís Saúde Cabral, o Governador visitou duas empresas da região: uma de produção de queijos da Serra certificados, a Casa Agrícola do Arais e outra de transportes internacionais a Transnate.

Celorico da Beira é uma vila da região centro de Portugal pertencente ao distrito da Guarda. É o concelho mais a norte da Serra da Estrela e por isso é considerado como a capital do queijo típico dessa região. No concelho de Celorico está uma das doze aldeias históricas de Portugal, a aldeia de Linhares da Beira, considerada por muitos como um verdadeiro museu ao ar livre.

Durante a sua visita ao Rotary Club de Celorico da Beira, o Governador Alberto Soares Carneiro foi recebido pelo vice-presidente da câmara. José Luís Saúde Cabral, que se mostrou muito satisfeito com os programas do Rotary direccionados para a juventude, nomeadamente os Campos de Férias Rotários.

Depois disso o Governador passou por duas empresas da região: a Casa Agrícola do Arais e a Transnate. A primeira é uma produtora de queijo e requeijão Serra da Estrela com leite de ovelhas Bordaleira Serra da Estrela da própria exploração. Foi criada, em 2010, por uma jovem engenheira zootécnica, Célia Silva. A segunda empresa visitada por Soares Carneiro foi a Transnate – Transportes Internacionais. Fundada em França, por Jaime Rodrigues, em 1968, a Transnate é uma empresa familiar dirigida pelos irmãos António José Rodrigues e Natália Rodrigues e tem mais de 70 camiões e 70 funcionários.

Da reunião de trabalho com o clube ficou a ideia de criar um Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário e um Interact, para além da criação de parcerias, para projetos de serviço e reuniões, com outros clubes rotários. Outra ação que o clube pretende levar a cabo é visitar diversas empresas e instituições da região para falar um pouco sobre o movimento rotário.

No seu discurso final o governador do Distrito 1970 realçou a importância “das parcerias entre os clubes rotários na realização de projetos humanitários e à escala global e local em comum”.