Novo Governador do Rotary Distrito 1970 promete “maior abertura à sociedade e apoiar mais causas locais, nacionais e internacionais”

Cerimónia de Transmissão de Mandatos contou com a presença de mais de 450 rotários de todo o país

Alberto Soares Carneiro, advogado com uma vasta experiência política e autárquica, é oficialmente o novo Governador do Distrito 1970, para o mandato de 2017-2018, desde 1 de julho de 2017.

Na cerimónia de transmissão de mandatos, no Parque José Guilherme (em Paredes) – que contou com a presença de mais de 450 rotários de Norte a Sul do país -, Soares Carneiro destacou o sentimento que move um rotário: “O Rotary, uma rede global de mais de 35000 clubes espalhados por 200 países e regiões administrativas de todo o mundo, dá-nos a possibilidade, a todos, sem exceção, de termos um propósito, de dar um sentimento superior à nossa vida”.

O novo Governador enumerou alguns dos grandes projetos internacionais recentes que os clubes do Distrito 1970, o maior dos dois existentes em Portugal, desenvolveram nos últimos anos e que, na maior parte dos casos, terão continuidade neste novo mandato.

“O Rotary Clube (RC) de Vila Real promoveu uma rede de escolas comunitárias em 9 aldeias do Niassa, Moçambique (um apoio de mais de 30 mil euros); o RC da Senhora da Hora desenvolve um projeto para o tratamento de glaucoma e das cataratas na Índia (mais de 40 mil euros); O RC de Sever do Vouga adquiriu e doou aos bombeiros locais uma ambulância pré-hospitalar (mais de 60 mil euros); o projeto de saúde oral do RC de Amarante em diversas aldeias de Mindelo, Cabo Verde (mais de 26 mil euros); o projeto dos RC de Coimbra e Sever do Vouga do centro de simulação biomédica, em Cabo Verde, para treino dos profissionais de saúde e estudantes de Medicina (mais de 35 mil euros); e a participação do Distrito 1970 no projeto de proteção de pessoas albinas na Tanzânia (mais de 82 mil euros), que são perseguidas e mortas em muitos países da África Austral por mera superstição; os projetos do clube de Ponte de Lima, em São Tomé e Príncipe, de construção de uma creche para 80 crianças (investimento superior a 26 mil euros).”

“A Fundação Rotária Portuguesa já concedeu, até hoje, 12.536 bolsas de estudo, no valor atualizado de 6,6 milhões de euros e, desde setembro de 2010 já aprovou e apoiou 515 projetos, de clubes rotários portugueses, no valor global de 2,6 milhões de euros”, acrescentou.

Este grande evento anual do Rotary Distrito 1970 contou com os discursos dos Governadores cessantes e entrantes, dos Distritos 1970 e 1960, e dos Representantes do Rotaract e do Interact. O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, enalteceu “a disponibilidade e a entrega que o novo Governador sempre ofereceu ao município e a importância do Rotary Club de Paredes no apoio às causas sociais do concelho”.

Alberto Soares Carneiro encerrou a cerimónia com uma mensagem de esperança. “Naturalmente não podemos fazer tudo. Ninguém pode. Mas podemos fazer muitas coisas. E embora não possamos fazer tudo, não nos recusamos a fazer aquilo que podemos fazer. E isso já faz muita diferença”.

No final, os presidentes cessantes e entrantes dos 91 clubes do Rotary Distrito 1970 trocaram colares e alfinetes de lapela Rotary, simbolizando as respetivas transmissões de mandatos.

ROTARY EM PORTUGAL E NO MUNDO

O Rotary Distrito 1970 é constituído por 91 clubes, sendo o maior dos dois Distritos do país (Distrito 1970 e Distrito 1960). Vai de Leiria/Marinha Grande até Valença/Monção. Tem aproximadamente 2300 membros, incluindo os jovens do Interact e Rotaract.

Atualmente, o Rotary Portugal é constituído por 159 clubes, aos quais estão associados 3321 rotários.

Além disso, existem 52 clubes Rotaract (dos 18 aos 30 anos), 26 em cada um dos dois distritos, com aproximadamente 450 Rotaractistas, e 25 clubes Interact (dos 12 aos 18 anos), sendo 19 no Distrito 1970 e 6 no Distrito 1960, com aproximadamente 250 Interactistas.

A nível mundial, o Rotary agrega uma rede global de 35 mil clubes espalhados por 200 países e regiões administrativas, constituídos por mais de 1.2 milhões de membros. Mais de 2 milhões a contar com membros dos Rotaract e Interact.

O objetivo do Rotary, formulado pela primeira vez em 1910 e adaptado ao longo dos anos, à medida que a missão do Rotary aumenta, proporciona uma definição sucinta dos propósitos da organização e das responsabilidades individuais de todos os sócios de um clube rotário. O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo o empreendimento digno.

A áreas de foco do Rotary são: a promoção da paz; a prevenção e o tratamento de doenças; os recursos hídricos e o saneamento; a saúde materno-infantil; a educação básica e alfabetização; e o desenvolvimento das economias locais.

ALBERTO SOARES CARNEIRO

O novo Governador do Distrito 1970 é natural do Porto e tem 51 anos. Soares Carneiro é advogado e consultor jurídico desde 1990 e doutorando em Direito (Ciência Jurídica) na Universidade de Santiago de Compostela. Exerceu diversos cargos públicos, entre os quais o de vereador na Câmara Municipal de Paredes, sendo oficial das Forças Armadas Portuguesas. É membro co-fundador do Rotary Clube de Paredes (1993) e exerceu diversas funções e atividades Rotárias desde então.