A rede do Rotary em trabalho

Por Past Governador de Distrito, membro do Rotary Club de Ladner, British Columbia, Canadá

Os incêndios nas florestas da Colúmbia Britânica são comuns, mas a temporada de fogo em 2017 está a ser uma das mais destrutivas em muitos anos. No seu auge, 40 mil pessoas foram evacuadas de quintas, aldeias e cidades. Mais de 1.000 incêndios queimavam 100 mil hectares. Numerosas estradas foram fechadas, o que isolou grande parte da província.

Enquanto isso, com a esperança de se mudarem permanentemente para o Canadá, e depois de mais de um ano a preencher formulários para uma autorização de trabalho por dois anos no Canadá, Barbara e Gregor Kuehn e os seus quatro filhos jovens finalmente chegaram a Vancouver vindos da Suíça. Eles estavam a caminho de uma quinta em Redstone, a oeste de Williams Lake, na Columbia Britânica, uma parte isolada do interior da província, onde eles achavam que iam trabalhar nos dois anos seguintes. Com todas as estradas para o seu destino bloqueadas por incêndios florestais, eles não conseguiram chegar e não tinham lugar para ficar. O Rotary entrou para ajudar.

Quando a futura empregadora descobriu que eles estavam presos em Vancouver, ela arranjou para a família um quarto de hotel e também fez um apelo nas redes sociais, a pedir um lugar temporário para a família ficar. Por sorte, a sua boa amiga, Kristin Brown, está no Facebook, na equipe da sede do Rotary International em Evanston, Illinois, EUA, e é membro do Rotary Club of Evanston Lighthouse. Kristin partilhou a história com um contacto rotário da Colúmbia Britânica que lhe deu o meu nome e Kristin contactou-me. Eu disse a Kristin que a sua amiga me ligasse e depois de falar com ela no rancho, enviei um apelo aos 50 membros do meu Rotary Club. Em resposta ao meu pedid, Ray e Joanne Moschuk, da Ladner Rotary, abriram a sua casa para a família.

Depois de instalar os Kuehns na sua casa temporária, convidamos-os para um evento do Rotary: uma angariação de fundos ao ar livre com atividades para toda a família. Enquanto estavam lá, eles conheceram o membro Delta do Parlamento Hon., Carla Qualtrough, que, além da sua posição no gabinete, é a presidente do comitê do primeiro-ministro que coordena a resposta do governo federal aos incêndios florestais na Colúmbia Britânica. Qualtrough, que recentemente visitou as áreas atingidas pelos incêndios, deu à família uma atualização sobre a situação do fogo. Os Kuehns ainda não conseguem chegar até Williams Lake, mas agora eles têm um camião e um atrelado e esperam deixar Vancouver até ao final da semana. Eles vão começar a percorrer o caminho e vão acampar.

O Rotary foi descrito como a rede social original. Esta é a rede em ação, Rotary: a Fazer a Diferença.

Atualização: a família Kuehn saiu de Vancouver, no dia 27 de julho, a estrada que finalmente abriu, e com seu camião e reboque RV, têm conseguido acampar no caminho até à quinta em Redstone.