Mensagem de Agosto do Governador Alberto Soares Carneiro

Companheiras e Companheiros em Rotary,

Agosto é, segundo o Calendário Rotário, o mês do Desenvolvimento e Expansão do Quadro Social.

Antes do mais, o Calendário Rotário existe e foi criado para que os mais de 35.000 clubes rotários possam refletir e debater em todo o mundo esses temas e, depois disso, permitir-nos passar à ação.

Nós somos Pessoas em Ação e daí que o Rotary só se torne verdadeiramente relevante quando, através dos projetos de serviços às comunidades local, regional e Mundial, transformamos e tocamos vidas. Esse é o nosso principal objetivo: prestar serviços à humanidade.

Antes de pensarmos no Desenvolvimento do Quadro Social dos Clubes, temos de refletir se o nosso clube é um clube dinâmico, atrativo, que realiza ou participa em Projetos de Serviço e, sendo-o, naturalmente, não deixará de atrair muitas e muitas pessoas que queremos transformar, de forma duradoura e sustentada, vidas, dar esperança a quem não a tem e a oportunidade de, de forma autónoma e independente, poderem seguir as suas vidas com dignidade.

Naturalmente que se o quadro social dos clubes for amplo e diversificado, isso significa que está assegurada a diversidade do Rotary por via de diferentes classificações profissionais e mais que isso, que as competências e perspetivas diferenciadas de cada um de nós permitir-nos-á a tão desejada troca de ideias e experiências e a realização de parcerias na execução dos projetos de serviço.

O Quadro Social não é, assim, um fim em si mesmo, mas um reflexo do dinamismo e atratividade do clube e uma condição essencial para que o nosso trabalho comunitário tenha cada vez mais e mais impacto na vida dos que precisam de nós.

Antes de sermos mais, precisamos todos de fazer mais (nas ações e projetos às comunidades), ser mais (pessoas mais empenhadas, mais preocupadas, mais tolerantes) e doar mais (o nosso tempo, as nossas competências e o nosso trabalho). Só depois disso e como consequência disso é que devemos abrir os nossos clubes a todas as pessoas que desejem assumir em plenitude os nossos valores e objetivos rotários.

Aceitem um forte abraço do companheiro em Rotary,

Alberto Soares Carneiro