Governador Soares Carneiro visitou fábrica do famoso Pão de Ló de Margaride

Durante a sua Visita Oficial ao Rotary Club de Felgueiras, o Governador do Distrito 1970 do Rotary International, Alberto Soares Carneiro, teve a oportunidade de visitar e conhecer a fábrica do famoso Pão de Ló de Margaride, situada na freguesia de Margaride, centro da cidade de Felgueiras.

A história desta fábrica de Pão de Ló, a mais antiga a fabricar este tipo de doce, começou no início do século XVIII (1730) com uma senhora chamada Clara Maria. A Casa estava situada na freguesia de Margaride, e por isso ficou conhecida como a Casa do Pão de Ló de Margaride. Depois de Clara Maria, foi a vez de Antónia Filix continuar com o fabrico desse apreciado doce, tendo, mais tarde, passado essa missão para Leonor Rosa da Silva.

Durante 50 anos de trabalho, Leonor conseguiu tornar famoso o Pão de Ló de Margaride, de tal forma que em 1888 foi atribuída a esta Casa a designação de Fornecedora da Casa Real Portuguesa. Ainda hoje são usadas no carimbo com que a firma autentica os seus produtos as armas reais portuguesas e as da casa de Bragança.

Atualmente o fabrico mantém-se o mais artesanal possível. Desde 1900, altura em que se mudaram para as instalações onde hoje se encontram, que o processo de fabrico é o mesmo, são utilizados os mesmos fornos e recorrem a segredos transmitidos de geração em geração.

Para Guilherme Lickfold, gerente da Casa de Pão de Ló de Margaride, o segredo é a “autenticidade, antiguidade e a forma tradicional como produzimos o pão de ló”.

O próprio  edifício da Casa de Pão de Ló de Margaride é já um ícone da cidade de Felgueiras, e recebe visitantes de vários locais: “recebemos vários grupos para fazer visitas à fábrica, para conhecerem o processo de fabrico e para provarem os nossos produtos”.