Faleceu Sam Owori, Presidente Eleito do Rotary International

Sam Owori, presidente eleito do Rotary Internacional, faleceu na passada quinta-feira após complicações pós-cirúrgicas.

Owori, era associado do Rotary Club de Kampala, em Uganda, há já 38 anos e seria o 108º Presidente do Rotary International e começaria o mandato dia 1 de julho de 2018.

“Temos que nos lembrar do Sam como o rotário brilhante e dedicado que ele era”, falou emocionado o presidente do Rotary, Ian Riseley. “Neste momento de extremo pesar, tenhamos em nossos pensamentos a esposa de Sam, Norah, toda a família Owori e os milhões de amigos que ele fez em vida.”

Sam foi diretor executivo do Instituto de Governança Corporativa de Uganda, cuja missão é promover e conquistar a excelência em princípios e práticas de negócios na região até 2020. Anteriormente, foi diretor executivo do Banco Africano de Desenvolvimento, diretor administrativo do Banco Comercial de Uganda e diretor do Banco de Desenvolvimento de Uganda. Serviu também como secretário corporativo no Banco Central de Uganda. Foi ainda membro e presidente de conselhos diretores das seguintes organizações: FAULU (U) Ltd (atualmente Banco Opportunity), Instituto do Coração de Uganda, Centro de Estudos da Família Africana, Complexo Hospitalar Mulago, Faculdade Teológica Mukono, além da prefeitura de Kampala. Atualmente exercia as funções de vice-presidente do Centro de Cuidados Paliativos África Uganda, e presidente do comité de auditoria para o programa PACE (apoio à promoção e educação para a saúde) em Uganda.

O Rotary International está a criar um fundo em memória de Sam.